O uso da máscara em locais fechados voltará a ser recomendado em todo o Rio Grande do Norte. Em portaria que será publicada nesta terça-feira (07), a Secretaria de Estado da Saúde Pública do RN (Sesap) levou em consideração o aumento de casos de covid-19 no Estado. O uso, no entanto, não é obrigatório. A última quinzena de maio apresentou aumento de 22% de casos em relação ao mesmo período de abril.
Além disso, nos últimos 15 dias foram notificados 3.152 casos confirmados no Estado.O uso de máscaras deixou de ser obrigatório no Rio Grande do Norte, em ambientes fechados, no dia 6 de abril. Em espaços abertos, a proteção já não era exigida desde o dia 16 de março.
Em Natal, a desobrigação do uso das máscaras vigora desde 09 de março. O uso obrigatório de máscaras no Estado era desde o dia 07 de maio de 2020. À época, o decreto assinado pela governadora Fátima Bezerra (PT) estipulava uma multa de R$ 50 mil em caso de descumprimento.
O aumento de casos de covid vem sendo registrado nos boletins epidemiológicos da Sesap. De acordo com a plataforma Monitora Covid-19, da Fiocruz, em maio, por exemplo, alguns dias do mês registraram altos patamares, como o dia 30 e 31 com 928 e 198 casos, respectivamente, e o dia 24, com 254, e o dia 12, com 145 registros. A última vez que esses índices diários acima de 100 casos haviam sido atingidos foi no dia 14 e 20 de abril, com 295 e 251 casos, respectivamente.
Quem teve covid-19 recentemente foi o empresário Jorge Martiniano, 40 anos. No final de maio, a esposa apresentou sintomas e três dias depois, ele teve febre. Após os exames, foi constatado o coronavírus.