O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) cassou por unanimidade o mandato do prefeito de Ceará-Mirim, Região Metropolitana de Natal, Marconi Barreto, em sessão na manhã desta quinta-feira (22). Sete ministros negaram o recurso especial da chapa e mantiveram a decisão de cassação de Barreto e da vice-prefeita, Zélia Pereira dos Santos.
Marconi Barreto tinha sido cassado pelo Tribunal Regional Eleitoral, em consonância com o Ministério Público Eleitoral, em abril de 2018, cuja decisão estava sob efeito de liminar. Na nova decisão, o TSE determinou que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte tome providências para a realização de nova eleição para os cargos de prefeito e vice, a partir da publicação do acórdão.O Tribunal Regional Eleitoral vai aguardar a comunicação do Tribunal Superior Eleitoral para marcação de novas eleições no município de Ceará-Mirim. A data da nova eleição deverá ocorrer conforme calendário disponibilizado pelo TSE.
O presidente da Câmara de Vereadores, Ronaldo Venâncio Marques (PV) deve assumir a prefeitura interinamente. Marconi Barreto é acusado do abuso de poder econômico por ter custeado obras de drenagem e abertura de canais em rio que percorre alguns povoados de Ceará-Mirim.
Em maio de 2018 o TSE suspendeu a cassação de Marconi Barreto e a eleição suplementar do município que já estava marcada para o dia 3 de junho de 2018. Naquela ocasião o ministro Admar Gonzaga suspendeu os efeitos da decisão do TRE-RN, que havia cassado o mandado do prefeito e da vice.