O Rio Grande do Norte já contabiliza 341 mortes causadas pelo coronavírus. O aumento foram de 14, nas últimas 24 horas e outros quatro que aconteceram em outros dias, mas só obtiveram o resultado nesta terça-feira (2). São 8.233 pessoas que testaram positivo para a Covid-19, 16.364 suspeitos e 14.128 descartados. Há 68 óbitos em investigação. Os dados foram divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap) em coletiva de imprensa realizada nesta terça.
No estado, há 581 pessoas internadas por causa da doença, sendo 287 em leitos críticos e 294 em leitos clínicos. Dos pacientes que esperam regulação (internação), são 12 em prioridade "1"; já os classificados como prioridade "2" são 22 e 76 são prioridades "3" e "4", as mais leves. A taxa de isolamento continua baixa, apenas 42%.
O titular da Sesap Cipriano Maia pediu para que a população respeitasse as recomendações da Organização Mundial da Saúde, pois desta forma poderia evitar uma superlotação nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) do Rio Grande do Norte.
"Quanto mais pessoas infectadas, mais leitos de UTIs serão necessários. Portanto apelo para que fiquem em casa e cumpram o isolamento, para que a curva cresça de forma mais lenta, para preservarmos vida", explicou.
Leitos
A taxa de ocupação de leitos destinados a tratar o novo coronavírus em todo o RN está distribuída da seguinte maneira:
- Mossoró: 97,5%
- Grande Natal: 98%
- Pau dos Ferros: 100%
- Seridó: 50%